segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Regulamento para apresentação de resumos



1. Serão aceitos resumos simples cuja relevância do assunto e qualidade do manuscrito deverão ser julgadas e aprovadas pela comissão científica. Os Anais do Congresso serão publicados em CD-ROM.

2. A data limite para submissão dos resumos expandidos será 06 de setembro de 2012 e deverá ser enviado para o email claudio.kanayama@uniube.br. Os resultados serão enviados ao autor principal no dia 10 de setembro de 2012.

ASSUNTOS:

3. Os assuntos deverão ser pertinentes às seguintes áreas:
·         história das formação das raças zebuínas
·         pioneiros na criação e exportação da Índia ao Brasil do gado Zebu
·         história de médicos veterinários que destacaram na profissão e pesquisa
·         história de faculdades, universidades; hospitais e instituições de atuação médica veterinária
·         história de fatos históricos marcantes na medicina veterinária, em destaque a região do Triângulo Mineiro

DOS AUTORES
5. Cada autor apresentador somente poderá estar responsável pela apresentação de seis trabalhos e este autor apresentador deverá estar inscrito no simpósio antes ou simultaneamente ao encaminhamento do trabalho. O limite por resumo será de seis autores contando o autor principal e os secundários.


DA FORMA DE APRESENTAÇÃO DA FORMATAÇÃO

6. Os trabalhos deverão ser submetidos sob a forma de resumo simples e  serão apresentados na forma de pôster.

7. A redação citada no item (1) deverá conter obrigatoriamente: Título, autores e respectivas identificações; resumo e palavras-chave (no máximo cinco).

8. O resumo deverá seguir o modelo do exemplo.

9. O resumo deverá ser digitado usando o editor de texto Word, escrito em português. As páginas deverão ser formatadas para folha de papel A4, Com margens superior e esquerda 3,0 cm, direita e inferior com 2,5 cm. (VER modelo)

11. O titulo do trabalho deverá vir centralizado, em negrito, caixa alta e fonte arial 10. O título em inglês deverá vir centralizado, caixa alta e fonte arial 10.
12. Os nomes dos autores devem estar completos, centralizados, sendo o último nome (sobrenome) em caixa alta e negrito, seguido de numeração arábica sobrescrito, que irá indicar a identificação dos autores (fonte Arial 10). O nome do apresentador/autor principal deverá obrigatoriamente vir sublinhado. A identificação dos autores deverá vir logo abaixo dos nomes (em fonte Arial 10, alinhado à esquerda e espaçamento simples), indicando sua instituição ou estabelecimento de origem, bem como a função ou cargo. Do autor apresentador/autor principal indicar filiação científica quando houver, caso não tenha filiação científica, colocar o email de contato*. (VER EXEMPLO)
*Filiação científica: Departamento, Instituto ou faculdade, Universidade, Cidade, Estado, País, e-mail.

13. O corpo estrutural deverá ser digitado com fonte arial 10, espaçamento 1,5 entre linhas, justificado. Não serão aceitas fotografias, tabelas e gráficos no corpo do texto nos resumos.

14. O resumo deverá ter no máximo duas laudas

15. Nomes científicos de animais devem ser digitados em itálico/negrito no título e apenas em itálico no texto do resumo (somente a primeira letra, do primeiro nome científico, deve ser maiúscula).

DA APRESENTAÇÃO EM PÔSTER

16. O pôster deverá ter as dimensões de 1,10m a 1,20 de altura por 0,90m a 1,0mde largura.

17. O título deverá ser o mesmo utilizado no resumo e ser escrito em letras maiúsculas que permitam boa leitura numa distância em torno de três metros.

18. O texto deverá conter as mesmas informações do resumo. Recomenda-se utilizar ilustrações, gráficos e fotografias que facilitem comunicação visual. Os pôsteres deverão ser colocados no primeiro dia do simpósio e somente retirados no final do evento.

19. O autor apresentador deverá permanecer junto ao pôster, no dia e hora pré-determinados para eventuais discussões, esclarecimentos e entrega dos certificados.

DAS CITAÇÕES E REFERÊNCIAS

20. Citações no texto deverão ser feitas de acordo com os modelos:
Indicação de fontes de consulta
  • única: (SILVA, 1971) ou SILVA (1971);
  • dois autores: (CABRAL & SOUZA, 1998) ou CABRAL & SOUZA (1998);
  • mais de dois autores: (BATISTA et al., 2004) ou BATISTA et al. (2004);
  • mais de um trabalho citado: (SILVA, 1971; CABRAL & SOUZA, 1998) ou SILVA (1971); CABRAL & SOUZA (1998)
21. As referências deverão ser dispostas em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor e seguir a NBR 6023, da ABNT.

Exemplos de Referências:

a) Livros (autor / título completo / edição / local de publicação / editora / data / número de páginas)
STRYER, L. Biochemistry. 2. ed. New York: Freeman, 1981, 626p.

b) Capítulos de livros (autor / título do capítulo / autores da obra / título da obra / local de publicação / editora / data / página inicial-final do capítulo)
LEE, G. L., LAND, R. B. Tests size and LH response to LH-RH in male criteria of female reproductive performance.
In: LAND, R. B., ROBINSON, R. B. (Eds.). Genetics of reproduction in sheep. London: Butterworths, 1985. p. 333-342.

c) Artigos de periódicos (autor / título do artigo / nome do periódico / local / volume / número, página inicial-final / ano).
BUENO, M. S., VITTI, D. M. S. S. Cinética do fósforo em tecidos de caprinos. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v.33, n.10, p.1609-1615, 1998.

d) Trabalhos apresentados em congressos, simpósios etc. (autor / título / nome do evento / número / ano / local / título da publicação / local / editora / ano / página inicial - final).

ROONEY, L., MILLER, F. Variations in the structure of sorghum. In: Symposium on sorghum grain quality, 3, 1985.
Patachem, India. Proceedings... Patachem, 1985. p. 143-147.

e) Documentos eletrônicos (autores / título / publicação / e-mail / data de transmissão).
SU, C. L., AUSTIC, R. E. The utilization of dipetides containing L-arginine by chicken macrophages. Poultry Science [online]. Disponível: http:// www.psa.uiuc.edu/toc/abs/98 Dec. 98ab 1846. html. [Capturado em 11 fev. 1999]. 


PRÊMIO DR. LÍCIO VELLOSO

REGULAMENTO GERAL
OBJETIVO
O Prêmio Dr. Lício Velloso, tem como objetivo prestigiar e estimular a realização de trabalhos de alunos de graduação, médicos veterinários e  pesquisadores, relacionados com a História da Medicina Veterinária e do Zebu 
A primeira versão do prêmio irá ocorrer durante o 1º Simpósio da História da Medicina Veterinária e do Zebu do Triângulo Mineiro

NORMAS
O Prêmio Dr. Lício Velloso será conferido por ocasião do evento, para melhor pôster selecionado, julgado e aprovado por uma comissão de médicos veterinários e participantes do evento.
DISPOSIÇÕES GERAIS
A divulgação dos trabalhos vencedores poderá ser reproduzida livremente pela Comissão Organizadora do evento em parte ou na integra, citando a fonte, ficando dispensada da autorização prévia de seus autores.
CASOS OMISSOS
Situações que gerem dúvidas referentes ao presente regulamento, serão resolvidas em conjunto pelos membros da Comissão Organizadora.





DESTAQUES DA MEDICINA: O PAPEL DA MULHER

Carla LOURENÇO1, Romeu Lopes da sILVA3, Lucas SANTOS3, Julieta SALVIA3, João Augusto da Silva COUTO2
1.     Graduanda em Medicina, Universidade de Uberaba (UNIUBE), Uberaba, MG.Email: carla_lourenço@hotmail.com
2.     Docente do Curso de Medicina Veterinária, Instituto de Estudos Avançados em Veterinária “José Caetano Borges”, Universidade de Uberaba (UNIUBE/FUNDRAGRI-FAZU/ABCZ), MG.
3.     Médico Veterinário, residente do Hospital Veterinário de Uberaba (UNIUBE/FAZU/ABCZ).

A contribuição da mulher às atividades científicas custou a ser aceita, embora sempre presente. Santa Hildegarde de Bingen, no século XI foi procurada por sua atuação médica e botânica. No século XVI, Louise Bourgeois, parteira, foi responsável pela publicação de livros relatando o conhecimento médico anatômico. No século XIX, Marie Sklodovska Curie ganhou o Prêmio Nobel de Física e de Química por possibilitar a cura de tumores pelo uso do rádio. Já no século XX, Gerty Cori recebeu em 1947 o Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina por descobrir o mecanismo da interconversão de açúcar e glucose e isolar e sintetizar a enzima fosforilase. Rosalyn Yallow também ganhou esse prêmio em 1977 por desenvolver o radioimunoensaio. Barbara McClintock foi premiada em 1983 pela descoberta dos elementos genéticos móveis, enquanto Rita Levi-Montalcini recebeu-o em 1986 por suas descobertas quanto ao fator de crescimento neural. Em 1988, Gertrude B. Elion recebeu o prêmio pela descoberta de novos princípios de quimioterapia e Christiane Nüsslein-Volhard, em 1995, por seus trabalhos sobre genes que controlam e determinam o desenvolvimento do embrião. Por fim, Linda Buck foi escolhida para receber o Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina de 2004 por descobertas referentes aos receptores olfativos. No Brasil, a primeira médica, Maria Augusta Generosa Estrela, concluiu o curso em Nova York, 1881. Rita Lobato Velho Lopes, em 1887, graduou-se a primeira médica no Brasil. Dentre tantas outras médicas brasileiras, ressaltamos Berta Sbrighi, formada em 1937; possibilitou um atendimento de excelente qualidade para muitas  mulheres. Pouco a pouco, a medicina deixou de ser privilégio dos homens. Hoje, quando se considera a distribuição por sexo e idade, verifica-se que, com idade inferior a 35 anos, há 50% de cada sexo, embora persistam diferenças quanto à escolha das especialidades.

Palavra chave: pesquisa, medicina, papel da mulher, descobertas,

Nenhum comentário:

Postar um comentário